domingo, 22 de julho de 2007

O que é MPX ?

Projeto de Peter Hutterer, estudante da Wearable Computers Lab at the University of South Australia: MPX. O nome vem de "Multi-Pointer X". Uma modificação no servidor X do Linux permite que diversos métodos de entrada sejam usados ao mesmo tempo. Basicamente o sistema pode ser um computador normal, com qualquer quantidade de teclados e mouses conectados (desde que suportada tal quantidade pelo hardware atual, claro). As pessoas poderão interagir com os programas simultaneamente. O software ainda está bem no começo, cheio de bugs, mas caminhando para o melhor. E olha que promete.

Uma das coisas mais interessantes (nesse ponto chegamos a um "Surface open source e gratuito") é que ele pode ser conectado a um display de mesa da Mitsubishi, o DiamondTouch. Ele suporta também vários usuários, vibrações, gestos e toques coordenados, para um pequeno grupo trabalhar colaborativamente.

Enquanto o DiamondTouch usa uma tecnologia diferente do TouchLight da Microsoft, o resultado final até melhora, pois a combinação do MPX com o DiamondTouch na verdade reconhece até quatro usuários diferentes. O Surface da Microsoft permite que vários usuários "mexam" na mesma tela, mas não é possível diferenciá-los - pelo menos por enquanto.

No entanto, há desvantagens também: essa solução exige que cada usuário toque um bloco condutivo diferente, para que o sistema os reconheça, e de acordo com Peter: "O DiamondTouch é bom para detectar múltiplos toques de usuários diferentes, mas não de um mesmo usuário".

Fonte: http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-07/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru