segunda-feira, 2 de julho de 2007

O que é Folksonomy ?

Por: Henrique Costa Pereira

A maneira com que as coisas na web estão relacionadas uma com as outras estão em constantes mudanças. E uma das coisas que eu acho mais interessante é a maneira com que a informação é organizada e tratada. As informações que circulam na web todo dia, são avaliadas (ratings) por diversos tipos de mecanismos (user agents), e dessas avaliações, são criadas relações de relevância entre todas as informações encontradas. Quando você faz uma busca em algum destes mecanismos, o que eles fazem nada mais é do que te retornar o resultado de algo que já foi avaliado, analisado e relacionado em ratings, hankings, naturalmente tudo pré-determinado por algum algoritmo que relacionou estas informações contidas nas páginas de diferentes sites, uma com as outras.

Estes são exemplos clássicos e bem básicos de como a informação que nós publicamos na web é tratada. Os critérios dessas avaliações podem ser vários, mas no geral, sites que seguem os web standards tendem a ter uma relevância muito maior. Dentre várias formas de se tratar a informação, existe uma que ficou muito conhecida no mundo dos blogs e que a cada dia tem expandido seus horizontes, que é a folksonomia.

Antes disso, a taxonomia

Taxonomia (taxonomy) é o estudo da classificação das coisas. É o ato de dar nomes, classificar, identificar. Taxonomia é assunto de diversas áreas do conhecimento humano como a computação, antropologia, biologia dentre outras. Quando um cientista classifica um novo inseto, ele procura classificá-lo dentro de uma categoria já existente, baseado em uma lógica estabelecida, verifica qual família ele pertence e no fim encontra o nome mais adequado àquela espécie. Isso é taxonomia. O ato de classificar as coisas.

Agora, folksonomia

Folksonomia (folksonomy) é a junção de duas palavras “folk” (povo, gente) e “taxonomia”. A origem desta palavra é atribuida a um arquiteto da informação chamado Thomas Vander Wal também atual membro do Web Standards Project. O resultado final é algo do tipo “classificação do povo”. Mas não associe isso com a classificação de pessoas em si, e sim com classificação feita por pessoas.


Folksonomia é uma forma relacional (criar relações entre coisas) de categorizar e classificar na web. Ao invéz de utilizar uma forma hierárquica e centralizada de categorização de alguma coisa, o usuário escolhe palavras-chaves (conhecidas como “tags”) para classificar a informação ou partes de informação. Tag em inglês significa “etiqueta”, “identificação”. “Taggear” é identificar, etiquetar alguma coisa. Não confunda o termo tag abordado aqui com as tags de HTML, eles são dois processos distintos de classificar (dar significado?) as coisas.

Classificando

Diversas aplicações web, comumente aquelas que estão relacionadas a ferramentas sociais e colaborativas, utilizam esta forma de classificação (folksonomia) que é entregue na mão do “povo”, ou seja, dos usuários e dos autores. Classificar suas fotos e compartilhar com amigos no Flickr taggeando cada foto que você insere no seu album, bookmarks sociais no Del.icio.us onde você insere várias keywords (palavras-chaves) para classificar seus bookmarks, ferramentas de blogs

como o WordPress onde os autores classificam suas entradas ou artigos em várias “tags” (categorias) ao mesmo tempo, mecanismos de busca especializados em blogs como o Technorati, que fazem buscas relacionadas com as tags que você insere no seu site, editor de texto online como o Writely, que permite você taggear todos seus documentos de texto e, mesmo que nem todos estejam compartilhados, facilita a maneira com que você pode encontrar os documentos que estão relacionados com palavras-chave específicas. São muitas as aplicações que podem utilizar este tipo de classificação conhecida como folksonomia.

Taggear é classificar

O resultado disso no mundo é uma enciclopédia de meta-informação visual gerada pelos usuários. A lógica é a seguinte, quando escrevemos, postamos imagens no Flickr ou taggeamos qualquer coisa na web, nós estamos relacionando um objeto a uma ou mais “tags” (palavras-chave) classificando este objeto. Ou seja, o que fazemos é relacionar determinada informação, como uma página web (Del.icio.us), uma foto (Flickr), um post (blogs) com um determinado conjunto de palavras-chaves. Isso é gerar meta-informação on the fly.

Como assim avaliar?

“Rating” em inglês, significa “avaliar”. Avaliar alguma coisa é fazer apreciação, analisar. Quando você taggeia um artigo no seu blog você está associando um conjunto de tags com o conteúdo, ou seja, você está criando um tipo de “rating” (avaliação) sobre aquele objeto. Você classificou determinado artigo por exemplo, em um conjunto de palavras-chaves. Quando o Google ou o Technorati (e centenas de outros mecanismos de busca) encontram o seu site, eles podem tratar a meta-informação que recebem de várias maneiras. Uma delas é verificar a relação das palavras-chaves que você inseriu com o próprio conteúdo taggeado e confirmar a relevância existente.

Se por exemplo você insere palavras a esmo, sem relação nenhuma com o conteúdo, e acha que isso pode ajudar a aumentar a relevância do seu site, os resultados podem ser desatrosos como o caso do site da BMW na Alemanha que teve o site retirado dos resultados das buscas do Google por utilizar de técnicas deste tipo. Só o conteúdo realmente relevante e devidamente codificado e taggeado terá grande valor no final. Mas lembre-se, que folksonomia bem aplicada é apenas um único aspecto de um conjunto de vários outros fatores que podem otimizar seu site nos mecanismos de busca.

Folksonomia e semântica web

Toda informação que está diretamente relacionada com outra informação, que em outras palavras serve para descevê-la, é meta-informação. As tags também são um tipo de meta-informação visível que dá significado de um conteúdo para usuários e máquinas ao mesmo tempo. Quanto mais informação existir sobre a própria informação mais os mecanismos de busca serão cada dia mais precisos. E eles dependem intimamente disso para existir. Todo desenvolvedor web que migrou do jeito antigo de estruturar sites em tabelas para seguir os padrões sabe o que um código semântico é capaz de mudar o posicionamento de um site no Google. Na minha opinião, folksonomia aplicada consistentemente é um aspecto muito importante nessa otimização (SEO).

Fonte: http://www.revolucao.etc.br/archives/category/folksonomy/

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