quinta-feira, 26 de julho de 2007

O que é MPS.BR ?


O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro, está em desenvolvimento desde dezembro de 2003 e é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).

O MPS.BR tem como foco, ainda que não exclusivo, atender a micro, pequenas e médias empresas de software brasileiras, que necessitam obter melhorias significativas nos seus processos de software.

Busca-se que o MPS.BR seja adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, seja compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis.

Dessa forma, o MPS.BR tem como base os requisitos de processos definidos nos modelos de melhoria de processo de software e busca atender à necessidade de implantar os princípios de Engenharia de Software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras, estando em consonância com as principais abordagens internacionais (CMMI) para definição, avaliação e melhoria de processos de software.

O MPS.BR define sete níveis de maturidade de processos para organizações que produzem software:

  • A (Em Otimização)
  • B (Gerenciado Quantitativamente)
  • C (Definido)
  • D (Largamente Definido)
  • E (Parcialmente Definido)
  • F (Gerenciado)
  • G (Parcialmente Gerenciado).

Para cada um desses sete níveis de maturidade foram atribuídos processos e atributos de processos que indicam onde a organização tem que colocar esforço para melhoria, de forma a atender os objetivos de negócio e do Modelo de Referência.

Fonte: http://www.pentagrama.com.br/novo/tecnologia.php?cod=5

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru