quarta-feira, 11 de julho de 2007

Como enlouquecer o CSO da sua empresa

Acredite ou não, banda e armazenamento são recursos escassos mesmo nas maiores corporações. Como o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da sua empresa também é um recurso finito, os técnicos odeiam investir horas e mais horas para limpar as porcarias que infestaram a sua máquina enquanto você visitava sites de conteúdo duvidoso.

Pensando nisso a Revista PC Magazine numa grande sacada lancou o grande guia:

10 maneiras de enlouquecer o seu departamento de TI

ou

Coisas que não deve(ria)mos fazer


Vamos ao Guia:

1. Campeonato de futebol online

Durante a copa do mundo, é natural que a internet fique um tanto abarrotada - todos querem saber o resultado dos jogos, conferir os lances mais interessantes e saber as novidades do time do coração.

2. BitTorrent

Quer realmente acabar com o dia do técnico de TI da sua empresa? Tente baixar uma cópia ilegal de algum filme ou álbum musical. Lembre-se de deixar o cliente aberto, para enviar o conteúdo para outros usuários. Não bastando acabar com a banda da empresa, você abre as portas para eventuais processos!

3. Quem precisa de BitTorrent?

Não quer arriscar uma multa ou processo? Se você divide um ambiente de rede com diversas outras pessoas, é possível que uma delas tenha os arquivos do novo disco da Xuxa. Basta configurar uma pasta compartilhada em seu PC, e começar a transferência de arquivos de forma sigilosa.

4. iTunes ou MusicGiants?

Não quer saber de pirataria? iTunes oferece milhões de métodos para consumir a banda e armazenamento - músicas, shows de TV, podcasts. É possível também abusar da banda com MusicGiants - ele oferece menos músicas, e elas custam um pouco mais. A vantagem é que elas vem em formato lossless, com qualidade de reprodução muito superior. Com isso, arquivos maiores e que consomem mais banda e armazenamento.

5. Stream It

Você não quer armazenar vídeos no seu computador de trabalho? Sem problemas. Basta assisti-los através de streaming. Serviços como Netflix e Joost levam os recursos como YouTube adiante, com streaming de alta qualidade. Joost permite assistir a shows de TV participantes, e Netflix permite fazer o mesmo com outros shows e filmes de seu enorme catálogo.

6. Alerta de intrusos

Um maneira fácil de infectar a sua rede corporativa com malware é esquecer de limpar os pés na porta. Leve o seu laptop para casa, procure por torrents ou sites pornô e clique em todos os banners e pop-ups que aparecerem pela frente. Depois, basta conectar o seu computador de volta à rede de trabalho.

7. Podslurping

Como mencionado previamente, é possível infectar a sua rede corporativa com um monte de porcarias, como vírus e malware - há também métodos para levar embora coisas importantes. Isso é conhecido como "podslurping": plugue o seu iPod ou Pen Drive, copie diversos arquivos importantes e carregue-os com você. Se você trabalha para algum órgão governamental ou administradora de cartões de crédito, fica ainda mais fácil (e perigoso) comprometer informações, bastando deixar o seu laptop aberto em algum lugar público.

8. Senhas que você não se cansa de usar

Em certos casos, as empresas obrigam a troca mensal de senhas, e você não pode utilizar nenhuma das três últimas. Portanto, ao invés de escrevê-la em um "amarelinho" e grudar ao lado do monitor, utilize algo fácil de memorizar - algo como "123456" no primeiro mês, e 234567 no seguinte. Se você não quiser largar a sua antiga senha, troque-a quatro vezes - assim você poderá usar a antiga novamente.

9. Skype

Este é um programa interessante, que permite minar a banda da sua empresa: com ele, você usa recursos de VoIP, comunicação peer-to-peer, transferência de arquivos, voz e vídeo. Além disso, é muito difícil detectar e bloquear o seu funcionamento: todo o tráfego é encriptado, garantindo a segurança do usuário.

10. Desligue as atualizações automáticas

Sim, sabemos que você é um ninja da informática que só usa Linux em casa e que você não confia nas atualizações automáticas da Microsoft ou Symantec. Desligar as atualizações automáticas é uma forma fácil de expor o seu computador, deixando-o com buracos de proteção e completamente vulnerável às mais recentes ameaças. Se o seu PC for comprometido, há boas chances de que a sua rede corporativa siga pelo mesmo caminho.

CSO - cargo de gerência e ligado ao departamento de informática, reportando-se ao CIO (diretor de tecnologia) e cuidando sobretudo da segurança de sistemas.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/


0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru