terça-feira, 3 de julho de 2007

Glossário de conceitos nas Empresas

SIGLAS

CEO
– Chief Executive Officer

Hierarquicamente, este profissional tem todas as funções da empresa abaixo de si, com exceção do presidente do conselho, também conhecido como Chairman, a menos que este CEO tenha poder para acumular as duas funções. Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral. É a pessoa que está sempre pronta para a tomada de decisões. Se a empresa tiver CEO e Presidente, a função do Presidente é a mais importante.

COO – Chief Operating Officer

Este profissional cuida da rotina do negócio. É também conhecido como Executivo-Chefe de operações.

CFO – Chief Financial Officer

É o principal executivo de finanças em uma empresa.

CHRO – Chief Human Resources Officer

Na empresa, é o principal executivo de Recursos Humanos.

CIO – Chief Information Officer

Profissional que atua na área de tecnologia. É o principal executivo de informática da empresa, responsável pelo planejamento e pela implementação da tecnologia.

CRO – Chief Risk Officer

Lida principalmente com questões financeiras. Sua função principal é a administração de riscos, além de avaliar itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO – Chief Marketing Officer

Profissional que cuida do Marketing, podendo também, em determinadas empresas atuar no desenvolvimento de novos negócios.


OUTROS CONCEITOS


Absenteísmo

Palavra que vem do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee: pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. - que está, via de regra, ausente

Benchmarking

Processo sistemático e contínuo de medida de comparação de uma empresa com outra, não necessariamente concorrente, no sentido de obter informações que possam a ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Traduzida como uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas, ela não deve ser confundida com espionagem.

Brainstorming

Técnica utilizada para geração de idéias. Tem o objetivo de fazer com que as pessoas inovem e tenham criatividade. Deve ser criada a maior quantidade de idéias, no menor tempo possível. Neste processo, qualquer idéia deve ser aceita sem críticas, não importa a qualidade das idéias e sim a quantidade e a propriedade intelectual não deve ser levada em conta.
Resumindo: um grupo de pessoas se reúne para deixar vir à tona uma porção de idéias sem nexo, que podem se transformar em idéias proveitosas.

Cinco S (5s)

A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. É um programa de gerenciamento participativo, com o objetivo de criar condições adequadas de trabalho às pessoas, em todos os níveis hierárquicos da organização.

Clima Organizacional

Referente ao ambiente interno. Está relacionado ao grau de motivação que existe entre os componentes da equipe. Está muito ligado a fatores como: condições econômicas, estilo de liderança utilizada, políticas e valores existentes, estrutura organizacional, características pessoais de cada colaborador, natureza do negocio (ramo de atividade da empresa) e estagio de vida da empresa.

Core Business

Expressão que define algo relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio da empresa.

CRM

Customer Relationship Management

Empowerment

Conceito de gestão, que visa dar poder e autonomia às pessoas na tomada de decisões e ações, gerando comprometimento e responsabilidade.

Endomarketing

Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

Housekeeping

Processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas.

Joint venture

Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica.

Just-in-Time

Sistema cuja filosofia é eliminar tudo o que não adiciona valor ao produto, com o objetivo de fornecer exatamente o material necessário, nas quantidades e no tempo necessários.

Kanban

Sistema de Controle da Produção e dos Inventários.

Ombudsman

Termo de origem sueca, que significa “o homem que representa os interesses”. Como “ouvidor”, este profissional tem por missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.

Outsourcing ou Terceirização

Adquirir de terceiros tudo o que não fizer parte do negócio principal de uma empresa (produtos e serviços em geral). Esta técnica traz vantagens à empresa, como redução de custo e as pessoas podem se voltar mais ao negócio da empresa, deixando de dispender recursos em questões que não agregam valores ao core business.

PDCA

Ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios

Sigla em Inglês para:

  • P – Plan (Planejar)
  • D – DO (Executar)
  • C – Check (Verificar)
  • A – Act (Agir)

TQM - Total Quality Management – Gerenciamento da Qualidade Total
Sistema criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para aperfeiçoamento da qualidade.

Turnover

Termo em inglês, que significa: rotatividade; movimentação; giro; circulação. Relativo ao que é realizável a curto prazo; vendas.

Fonte: http://www.crasp.com.br/estagio/conceitos_cargos.htm

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