quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O que é Penryn ?


A Intel divulgou detalhes sobre uma nova linha de processadores multicore que prometem mais velocidade. A maior fabricante mundial de chips, responsável pelos processadores que acionam 75 por cento dos PCs em todo o mundo, disse que os novos modelos Penryn terão o mesmo design básico dos atuais, mas os circuitos serão 30 por cento mais finos - com apenas 45 milionésimos de milímetro de largura.

O Penryn será o primeiro processador de 45 nanômetros no mundo
O sucessor do Penryn (uma família de chips conhecida como Nehalem) chegará ao mercado em 2008 com design reformulado e contendo até oito núcleos de processamento, o dobro dos mais poderosos chips atuais, disse o gerente da Intel. A empresa também reiterou seus planos de incluir capacidades gráficas em seus processadores Nehalem, um sinal de que lançará um desafio aos chips que a rival AMD deve lançar no começo de 2009. A AMD planeja integrar o processamento gráfico aos chips, em um projeto conhecido como "Fusion" que resulta de sua aquisição da ATI, uma produtora canadense de semicondutores de computação gráfica, no ano passado, por 5,4 bilhões de dólares.

Com o lançamento do Penryn previsto para o próximo trimestre, a Intel decidiu divulgar algumas informações sobre a performance do seu novo núcleo, para comprovar que ele não é um mero Conroe melhorado.

A Intel preparou dois chips Penryn (um dual core e outro quad core) para comparar com seu atual CPU mais poderoso, o quad-core Core 2 Extreme QX6800. O resultado ilustra o que é a nova tecnologia que a Intel colocou na família Penryn.

Os resultados impressionam particularmente no processamento de vídeo e nas tarefas de codificação. Essas aplicações são as primeiras a tirar real vantagem dos processamentos dual e quad core.

Ao atingir 45 nanômetros (nm), a Intel colocou a velocidade de clock acima de 3 GHz sem aumentar a quantidade de energia que o chip consome. O Penryn também pode executar um barramento de 1333-MHz, comparado ao atual barramento de 1066-MHz dos chips Core 2 Duo e Core 2 Extreme.


Assim, mesmo em jogos como o Half-Life 2, que não tiram muito proveito do quad-core, o chip ainda consegue oferecer ganhos significantes.

Quando os gráficos mais pesados entram em cena, como teste geral de 3D, o sistema fica muito mais dependente da placa mãe, tirando muito da diferença entre as famílias de CPU. Basta tirar o GPU (chip de processamento gráfico) de cena, como na pontuação de CPU 3DMark, que os resultados ruins voltam.

Já que o teste de CPU consegue tirar mais proveito do que dois núcleos, ambos os chips quad-core se sobressaíram aos Penryn dual-core.

O quad-core mantém a dianteira na hora de codificar/converter vídeo. O teste Divx mostrou alguns resultados particularmente interessantes. A versão alfa do codificador Divx usado no teste faz uso das instruções SSE4 embutidas no Penryn, particularmente uma instrução, a shuffle, permitiu ao CPU reordenar de forma mais eficiente os dados para processamento.

Assim, enquanto mais núcleos de CPU ajudam na codificação Divx, o suporte SSE4 no codificador alfa permitiu até mesmo ao Penryn dual-core superar seu concorrente quad-core.

Em 2008 a Intel lançará uma nova microarquitetura, codinome Nehalem. O primeiro processador a usar esta nova microarquitetura será fabricado com processo de 45 nm. A Intel revelou algumas das novas características desta nova microarquitetura, que explicaremos ao final deste artigo.

Para 2010 (ou lá pelo final de 2009) a Intel planeja lançar um novo processador baseado na microarquitetura Nehalem, mas fabricado com processo de 32 nm. Este novo núcleo é conhecido pelo codinome Westmere.

Ainda em 2010 a Intel lançará uma nova microarquitetura, codinome Gesher. Os primeiros processadores a usarem esta microarquitetura serão fabricados com processo de 32 nm.



Pode-se notar que a Intel está agora comprometida em lançar uma nova microarquitetura a cada dois anos, em anos pares, com uma versão aprimorada de cada nova microarquitetura lançada no ano seguinte, ou seja, em anos ímpares.

Algumas novas características:

  • Cache de memória L2 maior (até 6 MB para os processadores de dois núcleos e até 12 MB para os processadores de quatro núcleos).
  • Caches com divisão de carga.
  • Barramentos externos mais rápidos (até 1.600 MHz).
  • Novo conjunto de instruções SSE4 (que traz 47 novas instruções SSE para o processador).
  • Tecnologia de Desligamento Profundo (Deep Power Down, apenas nos processadores para notebooks).
  • Tecnologia de Aceleração Dinâmica Avançada (Enhanced Intel Dynamic Acceleration, apenas nos processadores para notebooks).
  • Circuito divisor usando o algoritmo Raiz-16 (aprimoramento da unidade de ponto flutuante).
  • Unidade “Shuffle” aprimorada (aprimoramento da unidade de ponto flutuante).
  • Tecnologia de Virtualização Aprimorada (entre 25% e 75% de aumento de desempenho no tempo de transição entre máquinas virtuais).
Fonte: http://info.abril.com.br/
http://www.clubedohardware.com.br/
http://www.forumpcs.com.br/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru