sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O que é Blindagem Líquida ?

Uma nova tecnologia em desenvolvimento pode proporcionar ainda mais segurança para os coletes à prova de balas. O ’segredo’ é uma mistura de nanopartículas de sílicas suspensas em polietilenoglicol. Como resultado temos um líquido facilmente manipulável quando agitado vagarosamente, mas que se enrigesse quando agitado rapidamente (reopectia). Esta propriedade pode ser utilizada para bloquear movimentos bruscos gerados por impactos, tanto de uma faca, como de um projétil.

O STF ou Fluido Espessante ao Corte é composto de partículas duras suspensas em um líquido. O líquido "polietileno glicol", não é tóxico, e suporta uma ampla faixa de temperaturas. Nanopartículas de sílica também são componentes da STF. Essa combinação de elementos fluidos e duros resulta em um material com características excepcionais.

"Em condições normais de manuseio, o STF é maleável e se comporta como um líquido. Entretanto, quando um projétil ou fragmento impacta na veste, surge a transição para um material rígido, o qual previne o projétil de penetrar o colete do soldado,"afirma o Dr. Eric Wetzel, engenheiro mecânico do Departamento de Pesquisa em Armas e Materiais que lidera a equipe do projeto.

Para fazer a proteção líquida, é STF aderida a todas as camadas do colete de Kevlar. O tecido de Kevlar mantém o STF na posição, e também ajuda a parar o projétil. O tecido saturado com STF pode ser dobrado e costurado como qualquer outro tecido.

Na imagem ao lado podemos observar resultados de impacto. Na primeira figura, um tecido Kevlar de 4 camadas não tratado com STF. Observe que houve perfurações em quatro pontos. Na figura abaixo foi utilizado um tecido com tratamento STF. Não ocorreu nenhuma transposição.

Fonte: https://www.ccm.udel.edu/STF/

http://defesanet.web.terra.com.br/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru