segunda-feira, 18 de junho de 2007

Web 2.0 é outro hype?


Mas o que é a Web 2.0?

Bom, o que não falta são explicações diferentes para o que ela é. A idéia era baseada em que a Web estava mudando. Depois que houve o estouro da bolha, a Web continuou importante e surgiram ainda mais sites e aplicações. Estes novos sites e aplicações invadiram e conquistaram os usuários. O que eles tinham de diferente do que havia antes? Foi inevitável a comparação de quem estava no topo antes e agora. Coisas como: cobrar por pageviews versus a cobrar por clique, Ofoto versus Flickr ou sites pessoais versus blogs provavam que as coisas estavam mudando.

A empresa referência desta nova Web é o Google. Quando o Gmail foi lançado, várias empresas viram que era possível ter aplicações desktop inteiras pela internet. Depois disto vimos o Google Maps, o Google AdSense e várias novidades pipocaram revolucionando o jeito de se usar a internet. As outras empresas perceberam e começaram a correr atrás.

Os componentes da Web 2.0

Esta Web 2.0 tem algumas palavras-chave. Uma das principais é a colaboração. Vivemos a internet colaborativa que caminha para a inteligência coletiva de Pierre Levy. Sejam nos wikis, nas redes P2P, sites de relacionamento ou bookmarks coletivos são as pessoas que decidem o que querem e gostam. É a folksonomia. As pessoas "etiquetam" as coisas, diferente da taxinomia, onde precisam se encaixar em classificações. Não é você que se adapta a Web, mas a Web que se adapta a você.

Na mesma linha vem a simplicidade. Esqueça longas curvas de aprendizado. O usuário comum passou a usar a Web. Não é necessário saber HTML, CSS ou qualquer outra tecnologia para publicar uma página na Internet. Blogs, gerenciadores de conteúdo (CMS), wikis permitiram uma liberdade sem igual. Os aplicativos para internet voltaram ao KISS (Keep It Simple Stupid). Foco no objetivo.

Outro componente é o AJAX. AJAX significa Asynchronous JavaScript and XML. Ele é um conjunto de tecnologias que servem para criar aplicações ricas para Internet. Ele é baseado em XHTML e CSS para conteúdo e apresentação, DOM (Document Object Model) para apresentação dinâmica e interação, XMLHttpRequest para recuperação assíncrona de dados, XML e javascript para unir tudo. Ele é a peça chave por traz do Gmail.

A lista de componentes pode ser bem grande. Apenas para citar mais alguns, esta nova fase da Web conta com separação do conteúdo da apresentação, Web Standards, Web como plataforma, "conteúdo é rei" e outros.

Conclusão

Pode ser que não se saiba ao certo o que é a Web 2.0, mas é um modo novo de se ver e fazer as coisas na Web. Veja se o que você produz hoje já tem esta marca. O profissional de internet tem que estar sempre atualizado, pois para nós surgem novidades a cada segundo.

Fonte: http://www.imasters.com.br/artigo/3640/webstandards/web_20_faca_voce_tambem/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru