quinta-feira, 21 de junho de 2007

Energia a vontade...


Para onde quer que olhemos, vemos energia. Mesmo assim, a maioria das pessoas não faz idéia do que seja isso

por Bob Berman

Para onde quer que olhemos, vemos energia. Mesmo assim a maioria das pessoas não faz idéia do que seja isso. Einstein escreveu em 1905 que matéria e energia são equivalentes. Uma pode transformar-se na outra. Numa fatia de queijo cheddar a Natureza consegue armazenar quase 1 trilhão de ergs de energia. Se você pudesse converter a massa do queijo em energia, em vez de derretê-lo, manteria uma lâmpada de 100 W acesa por 15 minutos.

Os astrônomos juntam massa e energia do Universo como se fossem uma coisa só. A menos que existam outros universos que não conhecemos, esse total de energia é finito. No entanto não podemos gastá-lo. É que energia nunca é perdida, nem destruída, nem criada. A energia muda de forma, mas nunca diminui, nem um pouquinho.

Digamos que você suba de carro até o topo de uma colina. Depois desce em ponto morto. Você começou liberando a energia química da gasolina que estava armazenada em suas ligações moleculares. Energia que está armazenada à espera para ser liberada é chamada energia potencial. Ao fazer seu carro se mover, a energia potencial do combustível se transforma em energia de movimento: energia cinética. Até a luz, já que ela se move, possui energia, o que significa que tem uma massa equivalente. Ela só não tem uma “massa de repouso” porque, diferente de tudo o mais, ela é estranhamente compelida a estar sempre em movimento. Se você pudesse fazer a luz parar, ela desapareceria.

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru