Jogar Counter Strike e Half Life 2 foi ou é rotina de muita gente e o motivo de muitos não largarem o Windows, pessoas essas que inclusive conheço. A alternativa para muito desses usuários era instalar o Cedega trial, que por funcionar 30 dias, acabavam por voltar ao sistema proprietário, e inclusive falar mal do Linux pra muita gente :-). Naquela época, Wine nem pensar, pois oferecia um desempenho muito baixo com relação à solução da Transgaming.
Mas como tudo passa, o tempo trouxe suas recompensas ao software livre. Após muitas versões do Wine, uma grande melhora no sistema OpenGL podia ser observada, bem como uma evolução do kernel do Linux, o coração do sistema. Com esses grandes passos para a humanidade, foi possível fazer o Half Life 2, e inclusive seus mods (CS) rodarem no Linux com um desempenho que não deixa nada a desejar para o Cedega.
Naquelas horas em que está caçando novidades na Internet, achei um tutorial, em inglês, que trazia de maneira muito detalhada como instalar o jogo e fazê-lo funcionar perfeitamente no Linux, através do Wine de versão 0.9.11 ou superior, e kernel 2.6.15 ou superior. Uma dica acabei de dar: procure pegar a última versão do Wine ;-). Conforme veremos mais abaixo, é extremamente recomendável o uso das versões superiores a 0.9.19.
O link do tutorial está aqui e dou créditos ao autor por este texto que vocẽ está lendo agora.
Esta solução é muito útil tanto para gamers que só não largam o Windows por causa disso, quanto para LAN-houses que não queiram pagar a licença do Transgaming Cedega. Com o CD ou os arquivos de instalação do Half-Life 2 ou Counter Strike Source, em mãos, ponha-os na mesa do computador e vamos ocupar as mãos na massa :-P
Se, antes de iniciar a instalação, você quiser saber mais sobre o Wine, confira o guia de instalação e utilização do mesmo, escrito por Carlos E. Morimoto.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/instalando-half-life-pelo-wine/
0 comentários:
Postar um comentário