terça-feira, 19 de junho de 2007

Brasil desenvolve primeiro chip RFID para controle de estoques


Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), de Porto Alegre (RS), desenvolveu o produto a pedido da Innalogics.

Por Taís Fuoco, do COMPUTERWORLD

O Brasil foi inserido no mercado de etiquetas inteligentes via radiofreqüência (RFID, da sigla em inglês) a partir do lançamento do primeiro chip desenvolvido inteiramente no País.

O Wal-Mart e as três grandes mentiras sobre o RFID

Como explicou Sérgio Dias, diretor presidente do Ceitec, o chip desenvolvido no laboratório da companhia vai permitir a gravação de uma série de informações de cada produto, como localização, origem, procedência, preço, data e hora da fabricação, o que vai facilitar o controle de estoques e a logística.

O desenvolvimento do projeto começou em abril do ano passado. Em novembro daquele ano o chip foi encaminhado para a prototipagem em uma parceira do Ceitec na Inglaterra – já que a fábrica do centro gaúcho ainda não está pronta. Desde março, o produto vem sendo testado nos laboratórios da Ceitec e amanhã será entregue.

Dias destacou que “o Brasil estava totalmente afastado da área de circuitos integrados” e que até então sempre importou os chips RFID. O País já tem, entretanto, fornecedores locais para as antenas que transmitem os sinais de radiofreqüência, assim como para as leitoras dos chips. Só faltava esse último componente na solução, explica.

Segundo ele, depois de projetar o chip, a Ceitec espera começar a produzi-lo nacionalmente a partir de 2008, quando sua unidade fabril estiver pronta.

Fonte:
http://computerworld.uol.com.br/comunicacoes/2007/06/19/idgnoticia.2007-06-19.6354309419

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru