por Evandro Broering
Service-Oriented Architecture (SOA) é a próxima onda no desenvolvimento de aplicação. SOA deixa que ambientes e aplicações heterogêneas existam enquanto melhoram as aplicações e infra-estrutura existentes. Isto incentiva o reuso de código, reduzindo custos e riscos.
Durante a era cliente/servidor, servidores Unix iam substituir o mainframe. O empreendimento era se tornar uma 'federação' de dispositivos de apresentação, e servidores de banco de dados e negócios. Nós vimos que o mainframe e sistemas legado não vão a lugar algum. Novas linguagens de desenvolvimento surgem, mas nunca parecem desaparecer. O carro chefe atual é Java e XML. Alguns desenvolvedores acreditam que tudo deveria ser escrito na Java.
A decisão de comprar – vs. - construir é melhor tomada caso à caso. Às vezes, um pacote deveria ser comprado. Quando comprado, a integração no empreendimento é requerida, é esperada, e é exigida. Aprenda a integrar pacotes comprados no empreendimento. Organizações deveriam aprender a tirar proveito de recursos atuais, inclusive desenvolvedores, linguagens de software, plataformas de hardware, bancos de dados, e aplicações.
SOAs oferecem uma aproximação prática para fornecer retorno empresarial. SOA representa uma evolução de lições aprendidas. Corporações que adotam o paradigma de SOA estarão em vantagem estratégica. Este artigo explica por que e como implementar SOA.
Definindo SOA
SOA é uma agregação de componentes que satisfazem um modelo empresarial. Inclui componentes, serviços, e processos. Componentes são 'binários' que fazem tarefas específicas. Cada 'binário' tem uma interface definida e normalmente um trabalho (por exemplo, “validar usuário” ou “obtenha avaliação de crédito”) a realizar.
Um serviço simplesmente é um agrupamento de componentes (programas executáveis). Exemplo: “aplicação de empréstimo de processo.” O foco fundamental de um SOA é o processo empresarial.
O agrupamento de componentes satisfaz o processo, enquanto deixa a aplicação padrão processar mais de perto e representam o negócio. Este nível mais alto de desenvolvimento de aplicação provê uma vantagem estratégica, enquanto facilita mais o foco na exigência empresarial.
O modelo empresarial está satisfazendo as exigências, ao invés do mecanismo técnico de desenvolvimento de aplicação. Um serviço é construído usando componentes. Estes componentes são programas executáveis. Assim custo de desenvolvimento e propriedade, bem como também risco de implementação, estão reduzindo.
Por que investir em SOA?
SOA influencia nos investimentos que uma organização está fazendo tirando proveito de recursos atuais, incluindo desenvolvedores, linguagens, plataformas de hardware, bancos de dados, e aplicações. Detalhes de implementação - como componentes, servidores, pedidos de cliente, e bancos de dados nos quais programas rodam — são independente das definições de processo e padrões.
Este estilo adaptável, flexível de arquitetura provê a fundação para 'time-to-Market' mais curto, e custos reduzidos e riscos em desenvolvimento e manutenção.
SOA pode ser evoluído baseado em investimentos de sistemas existentes em lugar de requisitar a reescrita de um sistema completo. Segundo as principais Companhias de pesquisa, organizações que usam SOA corretamente alcançaram um ganho de 40% na utilização de recursos de desenvolvimento. Também reduziram custos e riscos enquanto aliviaram a administração de suporte técnico.
Componentes
Componentes são programas executáveis. Quanto maior a granularidade, maior a habilidade para reuso. Componentes alavancam recursos existentes; o uso deles/delas promove reusabilidade, enquanto reduz riscos e custos. Grãos de areia em um deserto são análogos a linhas de código. Eles são difíceis empilhar para cima em uma entidade aderente, propenso a chegar um vento forte e separá-los, e difícil diferenciar quando empilhou em pequenos montes.
Porém, tijolos feitos de areia são análogos a programas executáveis (componentes). Eles apresentam um olhar sólido, eles protegem o usuário cuidadosamente de examinar as estruturas internas deles/delas, eles fazem bem uma coisa, e você pode construir quase qualquer estrutura imaginável colocando-os junto em um padrão fixo. A pessoa preferiria construir com tijolos do que com areia.
Fonte: http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=93
0 comentários:
Postar um comentário