quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Outsourcing - Algumas vantagens da terceirização


Outsourcing de serviços de TI é uma opção de gestão para empresas de vários portes. Funciona quando apoiada em contratos muito bem delimitados e maduros.

A área de tecnologia vive em constantes mudanças devido ao grande volume de informações e tecnologias diferentes no mercado. Nenhum profissional de informática consegue ser especialista em todas as áreas de TI. Por isso, apesar de conhecer um pouco de várias tecnologias, a maioria dos profissionais conseguiria se especializar em poucas ou somente uma destas tecnologias.

Quando uma empresa contrata ou monta uma equipe de tecnologia ou um centro de processamento de dados (CPD), como são normalmente chamados os setores de informática na maioria das empresas, principalmente as que não são da área de TI, normalmente precisa ter em sua equipe mais de um profissional, devido as diversas tecnologias que geralmente usa.

Muitas vezes a empresa contrata um profissional com visão holística de várias tecnologias, mas este nem sempre consegue atingir o esperado.

O profissional não atinge o esperado pela empresa, por mais empenhado que seja, e em algumas ocasiões vai ter que buscar ajuda de outros profissionais para resolver alguma situação específica ocorrida em alguma área de TI que não domina. Isto gera um custo extra.

Uma das vantagens de terceirizar o setor de informática de sua empresa está em dispor de vários profissionais multidisciplinares para resolver seu problema. Geralmente existe um contrato para garantir a qualidade e pronto atendimento dos serviços.

"Eu perco o controle sobre a operação?” Não necessariamente; basta ter um contrato muito bem preparado sobre suas garantias e direitos e o controle pode ser inteiramente seu.

Alguns fornecedores, além de oferecer suporte aos computadores, alugam equipamentos ou passam a garantir os componentes de seu computador. Ou seja, se algo queimar ou apresentar defeito, será substituído pela prestadora de serviços sem custo nenhum para sua empresa além do contratado.

Essas são algumas vantagens de terceirizar os serviços de TI. Comumente as empresas reclamam que são mal atendidas na área de suporte, seja por equipe interna ou externa. A maior parte das pessoas cancela serviços por mal atendimento, isto é muito recorrente no mercado.

Mas a vantagem da terceirização é que, com um bom contrato, sua empresa pode até mesmo prever essas situações, como algumas empresas de terceirização de TI, fazem. Por exemplo: se o técnico não chegar no cliente em duas horas após o chamado, a empresa dá ao cliente desconto de 20% do valor do contrato. Práticas como esta geram empenho da equipe e confiabilidade junto ao cliente.

Lista de vantagens no emprego da terceirização:

  • Sem encargos trabalhistas. Você não paga salário, convênios, vale transporte ou qualquer outra despesa que você teria com um funcionário interno.
  • Sem intervalos remunerados. Sua empresa não terá nunca que oferecer férias, licenças por motivos de saúde ou outros e sempre terá sempre um profissional, adequado a sua necessidade a sua disposição, conforme as opções de cada tipo de contrato de terceirização.
  • Garantias adicionais. Você pode ter em alguns casos garantia sobre os equipamentos, além de garantia sobre os trabalhos executados. Se algo acontecer de errado a responsabilidade pelo trabalho é da empresa e não sua como acontece quando seu funcionário faz algo errado.
  • Múltiplas especialidades. Você terá além de um profissional responsável pelo seu atendimento, com quem vai lidar, conta com toda a equipe da empresa para lhe atender em suas necessidades. Profissionais com experiência em várias empresas e ramos de negócios diferentes.
Fonte: http://webinsider.uol.com.br/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru