sábado, 8 de setembro de 2007

6 Dicas de Firewalls Gratuitos


Em dezembro de 2006, pesquisadores da David Matousec simularam 77 ataques a diversos firewalls. Nas primeiras posições, ficaram as soluções gratuitas Comodo, Jetico e ZoneAlarm. Além destas, listamos as principais características de outras soluções - todas sem custo algum.

1. Comodo

Antes de permitir o acesso de uma aplicação à internet, o Comodo Personal Firewall valida todos os seus componentes. Este software reconhece em torno de 10 mil aplicações.

Além disso, o Comodo analisa o comportamento das aplicações e detecta atividades suspeitas antes de permitir acesso à rede.

O usuário conta também com proteção avançada de protocolos e prevenção contra o término crítico de processos devido a ação de malwares.

O monitoramento contra as ameaças é em tempo real, e ao apresentar os alertas, o Comodo oferece uma seção com dicas de segurança aos usuários.

2.Jetico

O Jetico Personal Firewall começa a rodar no sistema operacional antes que o usuário faça o login. Ele é compatível com o Windows Vista, Windows Server 2003, Windows XP e Windows 2000.

O Jetico Personal Firewall interage o tempo inteiro com o usuário. “Ele pergunta a todo momento se é permitido ou não enviar um e-mail ou acessar uma página. Isso é muito bom porque o usuário sabe exatamente o que está acontecendo”, afirma o analista de segurança de redes Denny Roger.

Contudo, “ele é feito para um usuário mais avançado”, de acordo com o analista.

3.ZoneAlarm

Este firewall não é visível aos crackers, e promete camadas múltiplas de proteção, que interrompe ataques e protege o PC de ameaças interna e externas.

Além de remover malwares tradicionais, o ZoneAlarm alcança ameaças que vão para o kernel do computador, como rootkits.

O novo recurso de Proteção a Ladrões de Identidade previne o roubo de dados sensíveis, interrompendo ofertas de cartões de crédito pré-aprovadas, por exemplo.

O firewall identifica e filtra mais de 100 mil aplicações para manter a segurança do usuário, além de monitorar a instalação dos softwares, registrar mudanças e acesso a arquivos no núcleo do PC.

Cookies, pop-ups e scripts são administrados e bloqueados pelo ZoneAlarm para garantir a privacidade. Também são checados arquivos anexos em e-mails e o software oferece ainda proteção para redes wireless.

4.PC Tools Firewall Plus

Este software garante ter um design voltado a leigos, e não especialistas. Ele permite que o usuário crie suas regras de filtros de conteúdo, que vão dos mais simples aos mais complexos.

Além de determinar suas conexões, “o legal neste firewall é que ele também protege de ataques realizados nas aplicações web, como por exemplo, em cross site scripting”, explica Roger.

O PC Tools Firewall Plus é compatível com Windows Vista 32-bit, XP, 2000 e Server 2003.

5.Filseclab Personal Firewall

Este software bloqueia a maioria dos ataques de worms e cavalos-de-tróia, além dos adwares e spywares mais conhecidos.

O sistema de filtros é duplo, o que garante dupla proteção das camadas. A verificação de assinatura digital pode ser configurada para confiar automaticamente em determinados softwares.

O Filseclab também oferece senha para proteger as configurações desta ferramenta. O controle de acesso a sites e outras características básicas também estão inclusas.

6.Ashampoo

Compacto e com interface amigável com assistente de configuração, o Ashampoo FireWall Free facilita a identificação dos recursos e possui opções avançadas de monitoramento para especialistas.

É possível criar regras individuais para cada aplicativo, especificando as portas e tipos de conexão que determinado programa pode usar.

Quem possui conhecimento mais avançado pode monitorar as conexões de rede internas e externas, além de estatísticas atualizadas em intervalos determinados pelo usuário.

Um botão de “pânico” permite também que com um clique todo o tráfego em andamento seja bloqueado.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/

0 comentários:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru